Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Frase para HOJE...

" Não deixe que os maus pensamentos e as dúvidas te afastem do DEUS VIVO "

A Doença da curiosidade

De: LUIS FERNANDO VERÍSSIMO...

" Sto Agostinho escreveu que entre as tentações,uma das mais perigosas era a " doença da curiosidade,que nos leva a tentar descobrir os segredos da natureza,àqueles que estão além da nossa compreensão,que em nada nos beneficiarão e que o homem não deve tentar saber."
Foi,em outras palavras,o mesmo conselho que Deus deu a Adão e Eva no Paraíso,advertindo-os a não comer o fruto da árvore do saber para não contrair a doença.Eva-sempre elas- não aguentou e comeu o fruto proibido. Resultado- o homem perdeu o paraíso da ignorância satisfeita e está até hoje tentando descobrir que diabo de lugar é este em que lhe meteram,esta bola girando entre outras bolas num espaço imensurável,sem manual de instrução.Sto Agostinho e outros tentaram nos convencer a aceitar os limites da fé como os limites do conhecimento.Tentar compreender mais longe,só nos traria perplexidade e angústia e nenhum benefício.Mas a doença já estava adiantada demais.
A fase mais aguda da doença da curiosidade chegou com a inauguração ,esta semana,num subterrâneo na fronteira da Suíça com a França,do tal acelerador gigante que jogará prótons contra prótons em condições inéditas para tentar reproduzir a origem de tudo,liberar uma subpartícula atômica que até agora só existe em teoria e chegar mais perto de descobrir como funciona o Universo.
Quer dizer,os descendentes de Adão e Eva pretendem levar a rebeldia do casal ao máximo e espiar por baixo do camisolão de Deus.
Segundo alguns,o que o novo acelerador também pode trazer é um castigo terminal pela desobediência humana:o desaparecimento num buraco negro não só dos cientistas envolvidos e de alguns suíços e franceses na superfície,mas no mundo todo.
Como você e eu,que não temos nada a ver com a história,atrás.
O cataclismo é improvável,mas mesmo que a insubmissão do homem não seja punida,resta a outra questão posta por Santo Agostinho,a do benefício.
Que proveito,salvo para a vaidade científica,trará descobrir o que pretendem? Qto mais se sabe sobre o funcionamento do Universo mais aumentam a perplexidade e a angústia por não se saber mais,por jamais se poder compreender tudo,pelo menos,não com este cérbro que mal compreende a si mesmo.
Mas a toxina daquela fruta era forte e ainda age no organismo.
E a doença é incurável."
( Tirada do Jornal BOM DIA de hoje,dia 11 de Setembro de 2008 ) ( Sueli )