Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Palavra de vida deste mês...

" Se alguém vem a mim,mas não me prefere a seu pai e sua mãe,sua mulher e seus filhos,seus irmãos e irmãs,e até `a sua própria vida,não pode ser meu discípulo".

O que vc acha?
São palavras tremendamente exigentes,radicais,nunca ouvidas antes!No entanto,o mesmo Jesus,que afirmou a indissolubilidade do matrimônio e que mandou amar a todos e, portanto,particularmente os pais,com essas palavras,manda colocar em segundo lugar os afetos legítimos da terra,caso eles se tornem um obstáculo para o amor direto,a ele.Somente Deus podia pedir tanto.
De fato,Jesus " arranca" os homens do seu modo natural de viver,meramente humano,e quer que estejam ligados antes de tudo a ele,para compor aqui na terra a fraternidade universal.
Por isso ,qdo o seu projeto encontra obstáculos,Jesus " corta", e no evangelho ,fala de " espada",em sentido espiritual,é claro.
E chama de " mortos" aqueles que não souberam amá-lo mais do que a mãe,do que a esposa,do que a própria vida.Vc se lembra do homem que pediu para sepultar o pai antes de seguí-lo? Foi justamente a ele que Jesus respondeu:" Deixem que os mortos enterrem os seus mortos."
Talvez vc tenha sentido um arrepio diante de tanta exigência;talvez tenha pensado em limitar no alcance dessas palavras unicamente ao tempo de Jesus ou destiná-las a pessoas que tenha uma vocação especial a seguí-lo.
Vc está enganado.Esta mensagem vale para todas as épocas,também para a nossa,para todos os cristãos inclusive você.
Nos tempos atuais,podem se apresentar muitas ocasiões para vc colocar em prática o convite de Cristo.
Na sua família,alguém contesta o cristianismo?
Jesus quer que vc o testemunhe com a vida e,no momento oportuno,com a palavra,mesmo se isso lhe custar zombarias e calúnias.
Vc está esperando um filho e seu marido quer convencê-la a interromper a gravidez? Obedeça a Deus e não aos homens.
Um irmão seu lhe propõe que vc se associe a uma compainha de fins duvidosos ou até mesmo reprováveis? Recuse.
Algum parente lhe oferece a possibilidade de ganhar dinheiro sujo? Conserve a sua honestidade.
A sua família inteira quer envolvê-lo numa mentalidade permissiva e mundana? Tenha a coragem de cortar,para que Cristo não se afaste de vc.
O fato de vc ter se convertido a Cristo,provocou uma divisão em sua família de formação materialista? Não se alarme.É um efeito do evangelho.
Ofereça a Deus por aqueles que vc ama,todo o amargor que isso lhe causa,e permeneça firme.
Cristo lhe deu uma vocação especial e agora chegou o momento de deixar pai e mãe e talvez renunciar à namorada?
Concretize a sua escolha.
Sem luta não há vitória.
Não tenha medo.Não se preocupe com a sua vida: é melhor perdê-la por Deus do que não encontrá-la mais.
A outra vida é uma realidade.
E não se preocupe com o destino dos seus familiares.Deus os ama.Se vc souber preferir Jesus,um dia ele passará ao lado deles e os chamará com as palavras fortes do seu amor. E vc os ajudará a se tornarem,com vc,verdadeiros discípulos de Cristo.

Chiara Lubich.... Esta palavra foi publicada originalmente em outubro de 78.