Powered By Blogger

domingo, 28 de março de 2010

Semana Santa...

DOMINGO DE RAMOS...

O domingo de ramos,abre solenemente a semana santa,com a lembrança das palmas e da paixão,da entrada de Jesus em Jerusalém e a Liturgia da Palavra que evoca a Paixão do Senhor.

O Evangelho de Marcos nos mostra a entrada de Jesus em Jerusalém,montado num burrinho. Inicia-se a Semana Santa e o Triunfo de Jesus,que se concretiza na sua paixão,morte e ressurreição.Jesus se apresenta com uma imagem popular,fazendo uma grande entrada na cidade santa,cercado por uma multidão que,com ramos, ( que simbolizam a vitória ) nas mãos,saúdam o " Filho de Davi ".Estas mesmas pessoas condenam Jesus à morte na sexta-feira santa .A vulnerabilidade das idéias humanas continua a mesma depois de dois mil anos. Hoje, vemos muitas pessoas trocarem de percepção, inclusive religiosa, como quem troca de roupa. Se temos certeza de uma coisa hoje, amanhã já não temos mais e nos deixamos nos levar por outros fundamentos , opiniões e doutrinas. É isso tbém que nos apresenta a Liturgia de hoje. Aquela multidão que saudava alegremente a Jesus, crendo nele , depois o julga culpado de crime nenhum. Hoje ,dizem : sim, ele é o profeta. Amanhã gritam : crucifica-o!
Não basta dizer que cremos em Deus. É preciso agir. Dizer através de nossas obras. Afirmar que cremos em Jesus, em Deus, é ter a clara e coerente consciência de estar inteiramente ligado a uma espiritualidade que não é só generosa,mas que tbém exige a nossa generosidade.

( Texto retirado do " Informativo " Nosso Caminho da Paróquia São Cristóvão de Bauru e postado por mim,Sueli .)